Saudade e lembranças

Hoje meu amigo Juca partiu…  Ele foi um dos grandes incentivadores da minha entrada no mundo do jornalismo científico. Em 1993, ainda estagiária, ele foi meu chefe no projeto jornalístico Academia Amazônia-UFPA, onde me colocou alguns desafios. Em 1994, foi meu colega de turma no segundo semestre do mestrado em Comunicação Científica na Metodista-SP. Desde 1998, ficamos sem notícias um do outro. Em 2004, nos reencontramos nas caixinhas de comentários do blog do Jeso Carneiro, de Santarém-PA. E chegamos a formar uma dupla de comentaristas como “Batman e Robin”. O humor da gente combinava muito. Naquela época, ele ainda não tinha se tornado o blogueiro de política  mais polêmico do Pará,  o que aconteceu nos anos seguintes com a criação do seu Quinta Emenda. Nestes anos todos, muitos emails trocados, alguns telefonemas e a promessa de um almoço, assim que possível.

Ficam na lembrança as conversas boas, os almoços no mestrado, o bom humor sempre presente, a fala mansa, as palavras de incentivo e a tranquilidade.

[…]”Senti, como outras vezes, a tristeza e a surpresa de compreender que somos como um sonho.” […] – Jorge L. Borges, Unending Gift

4 respostas para Saudade e lembranças

  1. Milton Toshiba disse:

    Não acredito Lain o que aconteceu? Juca sempre estava presente no blog e ele esteve em SP há pouco tempo.
    Sabia da ligação de vocês, não sabia que estudaram na Metodista, minha esposa se formou lá.
    Que notícia triste…

    • Milton, ele descobriu, há cerca de 14 dias, que estava com um tumor renal. Daí a coisa evoluiu muito rapidamente. E foi assim… Eu estudei na Metodista de 1994 a 1996, qdo fiz o mestrado. Ele começou mas não concluiu. Estava agora fazendo um novo mestrado em Ciência Política, na UFPA.

  2. Mário Camarão disse:

    Vim ter notícias tuas e me deparei com esta triste informação. É uma pena…” somos como um sonho”(lain cita Borges)
    Juca estava em três trabalhos de TCC que orientei recentemente e que desconstruiam o jeito peculiar dele de fazer jornalismo.
    Sei que vc foi grande incentivadora para que ele fizesse o blog, ele fez questão de falar isto na entrevista que deu a um dos meus alunos. Depois te envio a entrevista.😦

  3. Hermes disse:

    Uma pessoa morre quando todos que se lembram dele morrem também.

Deixe uma resposta

