Quem é esse cara que está no Google hoje?

Deixe que o futuro diga a verdade e avalie cada um de acordo com suas obras e conquistas. O presente é deles, mas o futuro, pelo qual eu realmente trabalhei, é meu.

Esta é uma frase atribuida a Nikola Tesla(1856-1943), um cientista brilhante e injustiçado, que faria aniversário hoje. Por isso, a homenagem do Google.  Como é (ou era), quase desconhecido, várias pessoas perguntaram por aí “quem é o cara”.  A primeira vez que li sobre Tesla foi em um livro de história das comunicações (não lembro o qual). E, depois, “vi de novo” no filme Sobre Café e Cigarros*, em que é  o principal assunto do diálogo do White Stripes. Além disso, meu namorado é fã do inventor e me contou algumas coisas sobre ele.

teorias conspiratórias que dizem que o nome dele foi abafado pelos capitalistas americanos, que o trapacearam para subtrair suas invenções…

Neste breve documentário, “Nikola Tesla, the forggoten wizard” (legendado) há um pouco sobre o sujeito visionário e genial e sua importância para o mundo.

*fora do tema: o melhor curta do “Sobre Café e Cigarros” é o estrelado por Tom Waits e Iggy Pop.

5 respostas para Quem é esse cara que está no Google hoje?

  1. hanny disse:

    quando trabalhava na setor elétrico (http://www.osetoreletrico.com.br) fiz uma matéria sobre a guerra das correntes. virei fã do tesla!
    acdc!

    bjos

  2. Cris disse:

    Olha só quem eu encontro de novo… Muito prazer em re-lê-la. Vou tirar o atraso aí para baixo.
    Beijos

  3. Acredito que todo o sucesso de Thomas Edison veio através do Nikola, pois várias de suas patentes vem de estudos que Nikola Tesla era líder.

    Thomas Edison prometeu bonus e outras regalias em troca de algumas descobertas de Tesla, nunca foram entregues. Enquanto Thomas Edison alegava que teria sido apenas uma brincadeira, que ele não teria falado serio.

    Sou um admirador de Nikola Tesla e desde 2001 venho pesquisando sobre ele. No google você consegue bastante informacão verdadeira em inglês, algumas mentiras em português, alguns documentários, mas nada melhor que livros bem referenciados.

    Tesla descobriu a energia transportada sem fio, controle remoto, o primeiro sinal de “internet via ar” foi baseado nos estudos de Tesla. Máquinas como radar, ou a famosa bobina de Tesla, além de ter criado a melhor forma de utilizar energia de graca, também criou a corrente alternada, a corrente polifásica, comutadores elétricos e ligação em estrela, novos tipos de geradores e transformadores, comunicação sem fio, a lâmpada fluorescente, controle remoto por rádio e protótipos de transmissão de energia, entre outros feitos. Claro que após anos de investimentos das organizacões interessadas na corrente contínua(Thomas Edison), não iriam deixar tudo ir por água abaixo, e Tesla foi várias vezes sabotado.

    De tanto estudar, Tesla tinha colapsos desconhecidos no cérebro que ficara por vários minutos sem comunicacão; alguns rumores em livros dizem que funcionários e até o próprio Thomas Edison chegara nesses momentos e punha Tesla para assinar transferencia de patentes.

    Tesla foi sabotado diversas vezes, um gênio que mesmo assim realizou trabalhos bracais para poder continuar suas pesquisas, chegou a vender patentes como a da corrente alternada para poder voltar as pesquisas. Sim, um gênio que, pela manipulacão do sistema, Morreu em um quarto de hotel só e esquecido aos 86 anos.

    Livro Interessante: http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=236613&franq=137817

    • Obrigada pelas informações, Andrey. O livro que vc indicou é o mesmo que aparece no fim do txt referenciado no post, em relação a teorias conspiratórias (tem um link aí). Ainda não li, está esgotado. Mas vou procurar em sebos.

  4. Hermes disse:

    Que dica todos profissionais de engenharia eletrica…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: