Susto no supermercado

Fiquei chocada ao ver o camapu (foto) na prateleira de frutas exóticas em um supermercado de Vitória-ES. E daí? Acontece que isso era mato, quando o conheci em Santarém-PA há mais de 20 anos! E, no supermercado, o status da frutinha é o oposto. Chama-se Physalis (nome científico) e é vendido a 100 reais o kilo.  Googleei e descobri que é bem usado em pratos finos e na pesquisa de antinflamatórios. Jamais imaginei!

Eu supervalorizei esse reencontro, porque entrei numas viagens “filosóficas” depois dele – como “um universo numa casca de noz”! Fiz várias relações com temas diferentes, mas deixo para outros posts.

E sobre o camapu, em si, não sinto nada de especial no sabor. Eu prefiro o cupuaçu.

12 respostas para Susto no supermercado

  1. Lauro disse:

    100 contos o kilo? égua! vou virar catador de camapu (nunca provei isso)

  2. Hermes disse:

    Na minha infância havia a história que esfregar juá nos dentes prestava como escovação. Nunca gostei do juá, mas sempre seguia com a turma e colhia para a alegria de todos até por que o local da colheita era restrito e nao podiamos entrar…o vigilante frequentemente seguia com apito a nossa busca…hoje há creme dental com juá que adoro…mas nesse caso acredito que seja para recordar da infancia e dos “perigos” que passavamos na cata ao juá. A verdade é a cultura popular e, no caso do juá, tradição indígena estao servindo de parâmetro para indústria farmaceutica ou alimentícia. Por outro lado um amigo colocou uma loja de sucos…quase todo dia estou lá seja bebendo quaraná ou açaí…

  3. Novo Olhar disse:

    Se assusto com a frutinha? poxa.. ela é tão linda! rsrsrs beijos

  4. Cássia disse:

    Cupuaçu é usado na culinária? Ou é fruta mesmo?
    E o camapu?
    Provei a tal da lixia ou sei lá como se chama…
    Gostei também não.
    Um amigo trouxe uma mudinha e ela tá vingando lá no sítio!
    O gosto da lixia? De longe lembra fruta do conde.

  5. Cássia disse:

    Ah! Lembrei do cupuaçu em bombom.
    E lembrei da carinha de espanto das pessoas curiosas em volta das flores comestíveis lá no Horti-fruti.
    São lindas!

  6. lagartaafricana disse:

    Adorei o nome do blog. Lembrou minha terra (sou de Belém).
    Abraços!

  7. fernanda disse:

    aaaaaai que saudade de ir no supermercado em vitória! que saudade de casa, GENTE!

  8. Maria Paula disse:

    Puxa vida, por um preço desses não como nem morta!!! hihihi Abraços

  9. Não posso comer uma série de grãos, quando na verdade
    sou doida pra provar esses diferentes. Por causa da Talacemia.
    Google it! rs =**

  10. Marco disse:

    Não tenho a menor idéia do que seja camapu, mas se dá no mato é bom. Ruim é que quando vai pra cidade fica caro demais. Tirando a brincadeira infame, camapu na prateleira é o reflexo de novos tempos: floresta em pé é mais negócio. Que bom pro camapu. Mas com esse preço a experiência pode dar com os burros na água. A propósito, quanto será que as famílias extrativistas ganham pelo quilo colhido?

  11. elisa disse:

    adorei o blog.

    aaaamo camapu. amo. e acho um absurdo o preço cobrado nos supermercados. é uma fruta linda demais. quando estiver na época, de novo, quero ver se faço umas fotografias.

  12. Tatiana disse:

    Camapu lembra muito a minha infância, recordo o meu tio Amarildo me apresentado a essa frutinha, estavamos brincando no jardim em frente de casa e tinha um pezinho desse matinho. É, é um matinho. Achei super azedo, e com gosto forte de mato, mas aprendir a gostar da fruta.
    O mais gostoso era sair procurando pelo mato, a festa tava feita!
    Agora estou surpreensa com o preço do camapu, quanto a poder antiinflamatório eu já sabia a uns 7 anos atrás, mas 100 reais o quilo da fruta isso é demais.
    Sou mais “in natura”, vamos catar camapu!!!

Deixe uma resposta

