O lugar-comum é uma anemia

A falta de idéias, de horizontes e de experiência deixa as pessoas repetitivas. Pode ser até implicância minha, mas ultimamente tenho percebido o uso mais freqüente de chavões no jornalismo, na literatura, nas ruas e no meu local de trabalho. Ser clichezeiro é mostrar atualização? Absorver memes é sinal de “pós-modernidade”? rs. Não vou ser radical, porque alguns chavões são até bem divertidos (pela imagem que criam) como “caça às bruxas”, “dar com os burros n’água”, “tô passada” e “plantar idéias”. Mas não curto o uso exaustivo de clichês. Parece preguiça pura de pensar, de procurar novidades, de abrir a mente.

E nesse sentido, a rotina também é um clichê insuportável. Eu me sinto num domo formado de lugar-comum, onde semi-deuses diariamente repetem suas sentenças. Só as muito engraçadas valem à pena. Mas tudo certo, já diz o ditado “os incomodados que se retirem” e eu resolvi obedecer em parte. Vou ler uma lista gigante de chavões e expressões bizarras para finalmente me curar dessa ojeriza e passar a neutralizar as bobagens ditas em nome da pseudo- inteligência. #prontofalei!

5 respostas para O lugar-comum é uma anemia

  1. hanny disse:

    seguindo a linha chavão… também vou “tirar o meu time de campo” (rs)
    podre!! hehe

    e para ajudar na cura, uma dica velha, mas a lista é gigante:
    https://pandabooks.websiteseguro.com/livros.php?id=83
    e mais
    http://www.gardenal.org/homemchavao/#

  2. Valeu, Hanny! Eu tb uso “tirar meu time de campo”, qdo estou numa situação absurda..rs.. é engraçado e trágico! rs Mas a nossa “saída pela direita” está próxima! rs. bjs

  3. Aqui fica um site que trata disso mesmo – http://killthecliche.com . E obrigado pela mensagem de aniversário😉

  4. victormazzei disse:

    um post para “quebrar paradigmas” e que “agrega valor” à “blogosfera”.
    bjs

  5. Hermes disse:

    Que tal essa “vamos tomar uma cerveja”. Sim tomar, nada de beber…

Deixe uma resposta

