tecnologia da contemplação fúnebre

Toda vez que eu vejo uma notícia de invenções que escaneiam a vida das pessoas lembro do filme (ruim) “Violação de privacidade”. Nestes dias, li que uma empresa japonesa criou uma espécie de santuário digital de mortos. Bom, parece que já tinham criado uma coisa com este objetivo na Holanda. Mas o projeto japonês é mais hi-tech. Se compreendi bem, trata-se de um túmulo com código de barras, que linka celulares (possuidores de uma senha) a uma página com um documentário sobre a vida do sujeito morto. Incrível a criatividade, mas i$to é muita quinquilharia. A lembrança dos mortos é natural, normal, mas a contemplação é desnecessária, não gosto mesmo.

Alimentação de paranóias de quem ama profiles de gente morta, roubos e tráficos de senhas, edições de informações encomendadas “ao gosto do freguês”, além dos parentes fofoqueiros etc. Pois é, já visualizei um roteiro de filme trash.

Por isso,  já contratei um “apagador de profiles”, se… 😉

4 respostas para tecnologia da contemplação fúnebre

  1. Denis disse:

    Já tô imaginando o Keanu Reeves nesse roteiro trash… em algum ponto do filme, ele se irrita e berra “eu quero serviço de quarto”! Eqto isso William Gibson lamenta, rs
    ——–
    uahaha… Gibson lamenta msm!

  2. Uôoou! Medo. Imagina quem tem orkut, facebook, multiply,
    myspace, fotolog, picasa, blog, msn, skype e googletalk!!!!

    =x

  3. Hermes disse:

    Escaneia vidas pelos sonhos é bronca. A pessoa sonha com o que vê, mas a, digamos, o motivo de ativar aquela lembrança no cerebro ainda nao estar explicada. No caso do cegos, eles sonham com sons, não imagens, mas a sequencia e o porque dela nao tem explicação por enquanto.
    Violação de privacidade nao vi, locarei.
    Faz parte da cultura budista a contemplação de mortos, é normal nao tenho nada contra,,,ainda hoje choro no dia da morte de meu pai…e vou ao cemitério, embora nao pratico o budismo.

  4. Augusto Rückert disse:

    Oi Alessandra. Parabéns pelo blog.

    Quanto ao sistema de contemplação high-tech, para os japoneses esse culto aos mortos é parte da cultura. O xintoísmo tem como prática a reverência aos ancestrais, nada mais natural que ficar relembrando os “já idos”.

    Talvez pra nossa sociedade ocidental isso seja um tanto quanto exagerado, mas mesmo assim muita gente ia fazer videozinhos dos seus amados mortos. Todos seriam heróis!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: