Lições do papagaio

Neste fim de semana entendi um pouco o porquê da importância científica do recém-falecido papagaio Alex. Resgatei uma matéria da revista Mente e Cérebro (abril) sobre experiências com papagaios e fiquei muito surpresa com o aprendizado que o bichinho desenvolveu durante os seus 30 anos de vida. É sério, a história dele me deixou feliz só de saber que é possível ensinar coisas humanas até para animais de cérebro pequeno.

Dois fatos inusitados me chamaram a atenção. Ele conseguiu “formular” uma pergunta, provavelmente, porque já havia enchido a paciência de só responder coisas: Certa vez, ao se olhar no espelho, ele perguntou “Qual cor?” – frase que ele ouvia sempre nas aulas sobre cores e formas de objetos. A pesquisadora que o explorava, em estado de graça, respondeu: “Cinza! Alex, você é um papagaio cinza!”. Ele tinha aprendido várias cores, mas o cinza era a primeira vez que ouvia.

A outra história se deu quando ele se recusou a repetir uma palavra e criou uma nova: Já havia aprendido a reconhecer banana e cereja. Um dia comeu uma maçã e ao ser perguntado sobre aquilo, respondeu: “baneja”. Corrigiram-no. Mas ele nunca falou “maçã”, apenas “baneja”. Achei criativo e rebelde!(para as hipóteses sobre este fato, leia a matéria da revista)

Viajei nas histórias do Alex. Pensei que ter se olhado no espelho e feito uma pergunta sobre sua imagem refletida foi um ato bem mais avançado que muitos humanos adultos, que têm certeza do que vêem.😉

2 respostas para Lições do papagaio

  1. adri amaral disse:

    Ale, acho q esse papagaio poderia ser melhor do que muitos alunos e profs q vemos por ai🙂
    ———
    Adriana, como diria um amigo meu, “deixa baixo” ..😉 .

  2. Hermes disse:

    É um homem que constantemente vive, vê, ouve, suspeita e sonha…coisas extraordinárias (Nietzsche). Ops! ou será o papagaio?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: