o bafafá da mídia sobre o aquecimento global

Houve espalhafato, pessimismo e informações mal redigidas de tudo que é lado em relação às previsões – divulgadas na semana passada pelo Ministério do Meio Ambiente – sobre os efeitos do aquecimento global no Brasil. Eu não li o relatório, (não tive tempo, são cerca de 200 páginas), mas o jornalista Marcelo Leite leu e fez uma boa observação sobre dados e fontes “estranhos” no estudo:

“Quem se alarmou com a previsão de que 42 milhões de brasileiros poderiam ter de deixar suas casas – uma improbabilidade, mesmo que o mar suba o máximo de 50 cm previsto pelo IPCC- pode ter sentido necessidade de verificar a fonte. Neste caso, deu com os burros n’água.

Confira na pág. 74 de “Mudanças Climáticas Globais e seus Efeitos sobre a Biodiversidade”. Ali se diz que “cidades litorâneas e 25% da população brasileira, cerca de 42 milhões de pessoas que vivem na zona costeira, segundo o Ministério da Educação, serão possíveis vítimas da elevação do nível do mar, segundo o Relatório do Greenpeace (Greenpeace 2006)”.

MEC? Greenpeace? Não parecem fontes primárias adequadas para quantificar cientificamente a parcela da população que seria afetada por um evento tão complexo quanto a erosão e perda de área costeira. Em tempo: a fonte da ONG ambientalista é “O Mar no Espaço Geográfico Brasileiro”, volume do MEC e da Marinha destinado a professores do ensino médio e fundamental.” (publicado no Ciência em dia)

11 comentários em “o bafafá da mídia sobre o aquecimento global

  1. linda, linda a casa nova! super clean.. adorei!
    sobre o post, depois, se vc quiser, levo pra ti a revista da mag, que traz uma matéria super bacana sobre o assunto. ultimamente tem saído tanta coisa mesmo que é difícil até entender o que é o que… aff!
    ahh acabei de te mandar um e-mail.

    bjo

  2. E o Karapanã voou.

    Boa sorte nesse novo lugar.

    Aliás, você viu como um carapanã anda fazendo estrago em Belém? Faz dupla com o prefeito desastre, que daqui a pouco vai colocar a culpa no aquecimento global.

    Abração do Urtigão.

  3. Hei querida!
    o moskito ta mais bonito!
    🙂
    Parabéns!
    Sobre o assunto do post, minha opinão é que
    tudo está sendo mostrado hoje como se fosse novidade…
    O dueto imbecil Fantástico e a Veja e seus derivados iguais anunciam alardeadamente para a pupulação burra o que a ciência e os vivos
    já se cansaram de saber…
    As fontes da ONG podem ser ridículas, mas este relatório, por concepção, já é…. E pior, fica parecendo que é o primeiro!
    O relatório sai quando já não há mais tempo para mudar milênios de
    cultura e estímulo da burrice.
    Parabéns a todos os poderosos gananciosos cegos da nossa história.
    Eles conseguiram! E não conseguiram hoje (como alardeia relatórios e ONGs)!
    Conseguiram há bastante tempo formar pessoas totalmente contrárias a mudanças de comportamento, principalmente quando não há dinheiro envolvido. Enfim, eles conseguiram conseguir! Conseguir por alienação alheia e agora vão ter que fazer os burros formados por eles mudar hábito cultural de “hora pra outra”. É, cultura! Aquilo que todos assimilaram como algo que deve ser mantido, enraizado até fim de nossas desgraças. Mudar? Salvar?
    Assim não vai dar… sinto muito.
    🙂

  4. 100% de post comentados la. Aqui iniciamos nossa jornada. Sobre o post esperancas para nos da veneza brasileira, pois estava na lista das cidades ameacadas, como a fonte nao e confiavel, ufa, embora o bosque fique em torno de 120 metros acima do nivel do mar, mas minha residencia fica perto dos 14 metros estava ameacado…eheheh…viva o jornalista Marcelo Leite.

Deixe um comentário